PROGRAMAÇÃO
O V Curso Teórico-Prático de Fissura Labiopalatal está dividido por módulos. Um Módulo Geral e Módulos Específicos, visando assim o aproveitamento máximo e treinamento específico nas respectivas áreas, tornando-se aberto para a participação dos inscritos de acordo com os seus interesses de aprendizado.

Clique aqui, confira a íntegra da programação.

 

MÓDULO GERAL
Inclui a participação de alunos de todas as áreas. No intuito de fornecer uma base teórica essencial para otimização e maior aproveitamento no decorrer do curso, terá um enfoque aos conhecimentos básicos na área das fissuras labiopalatais como um todo, com uma programação incluindo aulas teóricas, seguidas de demonstração de vídeos de cirurgias editadas, incluindo Queiloplastias, Rinoplastias, Palatoplastias, Cirurgias Ortognáticas, Enxertos ósseos alveolares, Distrações mandibulares e Lipoenxertia facial, além de discussões de casos e abertura para constante participação interativa dos alunos.
A organização priorizará, também, discussões interativas de casos interessantes/difíceis estimulando e ilustrando a visão multidisciplinar da Cirurgia Craniomaxilofacial, Fonoaudiologia, Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial.
Enfoque na realização de nasofibroscopias em pacientes portadores de insuficiência velofaríngea, sendo promovidas  mesas redondas para discussão  de condutas frente aos diferentes  casos.

MÓDULO CIRURGIA CRANIOMAXILOFACIAL
Acompanhamento de cirurgias transmitidas ao vivo a partir do centro cirúrgico, englobando Queiloplastias (primária e secundária), Palatoplastias (primária e secundária) e Rinoseptoplastias (primária e secundária), havendo interlocução e interação direta com o cirurgião.

MÓDULO ORTODONTIA E BUCOMAXILOFACIAL
Acompanhamento de cirurgias ao vivo e laboratório aplicado de enxertos ósseos, reposicionamento de pré-maxila, associado a enxertos ósseos e cirurgia ortognática do planejamento à prática.
Biomecânica aplicada ao tratamento de pacientes portadores de Fissura Lábio Palatina - Aula teórica e Hands on com Typodont. Serão abordadas mecânicas para preparo orto-cirúrgico, nivelamento de pré-maxila, expansão assimétrica, nivelamento de plano oclusal, correção da linha média, descruzamento de dentes anteriores, entre outros.
Também será abordada a modelagem nasoalveolar para pacientes com fissura transforame unilateral e bilateral.

MÓDULO FONOAUDIOLOGIA
Será abordada a atuação fonoaudiológica, da teoria à prática, com enfoque na avaliação, terapia da fala e alimentação em pacientes com fissura labiopalatina.
Parte prática também constará do acompanhamento à rotina de atendimentos dos pacientes portadores de fissuras labiopalatais.
Brevemente  disporemos a programação completa detalhada através de todos nossos canais de divulgação!

 

APOIOS